Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Papai Noel dos Correios

"

(...)

Em 2008, o projeto Papai Noel dos Correios mobilizou um montante superior a um milhão de correspondências em todo o Brasil. Na Bahia, os Correios receberam cerca de 38 mil cartas, sendo que 7.786 foram adotadas pela população.
  
Serão aceitas no projeto cartas manuscritas por crianças de até dez anos de idade, recebidas no período entre 17 de novembro e 5 de dezembro. Para adoção, será dada prioridade às cartas que contenham pedidos de brinquedos e que tenham sido escritas por crianças em condição de vulnerabilidade social. Serão descartadas as correspondências que não contenham remetentes ou com endereços repetidos. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do remetente, com CEP.
  
Para adotar uma carta, basta se dirigir a agência Pituba, em Salvador, ou a uma das agências localizadas nos municípios de Feira de Santana, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itaberaba, Barreiras, Jacobina, Juazeiro e Paulo Afonso. Quem desejar atuar no projeto como voluntário na leitura e triagem das cartas pode se cadastrar na agência Pituba, em Salvador. 
  
Na Bahia, a entrega simbólica dos presentes está programada para o dia 17 de dezembro. A previsão é que todos os presentes sejam entregues até o Natal. Todas as crianças participantes recebem uma cartinha do Papai Noel.
  
Histórico – O projeto Papai Noel dos Correios foi implementado formalmente em 1997, embora ações do tipo tenham sido registadas há mais de 20 anos na empresa, quando os carteiros não sabiam o que fazer com as centenas de cartas endereçadas ao bom velhinho. Sensibilizados com as cartas, os funcionários procuravam atender aos pedidos por meio da ação solidária dos colegas ou com o envolvimento da comunidade. Uma das principais atividades do projeto é responder, em nome do Papai Noel, a cada carta enviada, contribuindo para preservar a magia do Natal entre as crianças.
"

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Festim no Forte.

* Fernando Braga, Jr.

Quando existe a oportunidade de partilhar comida em torno da mesa é uma festa, em todos os sentidos. Se ao redor da mesa temos ainda a oportunidade adicional de celebrar boas amizades é um festim !

Talvez o tradutor de “Babettes gæstebud” não tenha sido 100% feliz com o título ”A festa de Babete”, creio que o mais apropriado seria ”O festim de Babete”.

Digo isso pois se de um lado ”festa” é sinônimo de comemoração, de outro ”festim” tem um sentido mais amplo e pode ser traduzido por  banquete, abundância, deleite e até por receber com suntuosidade...

A idéia partiu de Ana Paula, que, ao tempo em que ofereceu sua casa, propôs a realização do I Festival Gastronômico ’OFF’ da Praia do Forte, afinal – disse ela – se temos em nossa tuma alguns ’aprendizes de feiticeiro’ a.k.a. ’chefs de cozinha experimental’ por que não tirarmos proveito e realizarmos uma versão mais intimista do já famoso ’Tempero no Forte’ ?

Foi essa a experiência que eu e mais dez privilegiados tivemos no último domingo e para dividir um pouco do que vivemos (e as receitas que provamos) fiz um pequeno resumo do cardápio que encontra-se a seguir.

O banquete

Antes de dar início à descrição propriamente dita, cabe registrar um agradecimento especial a Cha e João – que se prontifiram a comprar os vinhos que acompanharam os pratos – e a Ana Paula, Ana Lúcia e Lucy – que acordaram cedo e trabalharam para nos presentear com uma mesa lindamente decorada, como na foto abaixo. :



Se, decididamente, não esperávamos tamanho requinte em um ambiente informal, como é o de Praia do Forte, ficamos literalmente boqueabertos quando foi servida a primeira entrada. Berta nos brindou com sua ’Causa Rellena’  – uma autêntica receita peruana à base de batatas amassadas e temperadas  com sal, limão, azeite vegetal e misturadas com aji. 
Posteriormente a massa deve ser colocada em uma forma pequena (untada com óleo) e pincelada com maionese, e em seguida uma camada de fatias de abacate com rodelas de ovo, de tomate e sal. Coloque uma outra camada de batata untada com maionese seguida de fatias de abacate, presunto, maionese e azeite e, por fim, uma última camada de batata, decorada com alface, azeitonas e queijo branco.
Você pode ver o resultado na foto abaixo :


* Harmonizado com Cava Cordoniu, Espanha


Em seguida, tomei as rédeas da cozinha para apresentar algo leve e bastante simples, uma bruschetta de frutos do mar, com duas opções, montadas sobre pão italiano, a saber : a) haddock defumado, siri e queijo brie – amparado em um molho de soja com páprica ; b) salmão, polvo e muzzarela de búfala – pincelado com de molho de soja e noz moscada. Ambos servidos com tomate fatiado e manjericão regados ao azeite.




* Harmonizado com Las Perdices – Sauvignon Blanc, Chile, 2007


O banquete então teve prosseguimento com o Almir – este sim um verdadeiro ’chef’ – que seduziu nosso paladar com um primeiro prato intitulado ’Funghi al Cartochio’ – diga-se de passagem, receita finalista do concurso da TAM, – um conjugado de aromas e sabores tendo como base presunto cru e cogumelos, azeite extra virgem e vinho branco tudo coberto com manjerona, sálvia, alecrim e tomilho, além de pimenta e sal, e que foi servido ’empacotado’ em uma folha de papel manteiga (daí ’al cartochio’), após ser assado por apenas vinte minutos.



* Harmonizado com Las Perdices – Sauvignon Blanc, Chile, 2007



Se o Funghi já havia nos seduzido o que dizer do prato principal ?

Almir concluiu sua participação de maneira brilhante com um ”Porco ao zimbro, aliche e funghi porcini”... A receita é desossar a carne e corta-la em bifes finos (mais ou menos 5 cm de espessura) ; os bagos de zimbro devem estar devidamente esmagados. Usar uma panela onde caibam todos os bifes que devem ser colocados no azeite de oliva até ficarem dourados. Após isto, retirar da panela, colocar o alho, a cebola e os doura-los também. Em seguida, devolver os bifes à panela, acrescentar o zimbro, o aliche, o funghi porcini desidratado e água. Ao longo do processo colocar sempre pimenta branca (moída na hora) e sal a gosto. Adicionar também um bom vinho branco. Mexer tudo uma duas vezes para a mistura fique uniforme. Deixar cozinhar por uma hora e meia até a carne ficar macia. Reservar tudo e, por fim, antes de ser servido levar ao forno por cerca de 30 minutos. Pode ser servido com arroz coberto com lascas de queijo de cabra e aspargos ao vapor, como visto abaixo :



* Harmonizado com Santa Digna – Cabernet Sauvignon, Chile, 2004

Para finalizar o festim – como se ainda houvesse espaço para alguma coisa – Liou chegou para provar que todos nós temos a gula como pecado capital e nos trouxe o seu ‘Quinteto’, uma sobremesa composta de discos folhados, cobertos com doce de tapioca, cubinhos de morango e lâminas de amêndoas torradas, servidos com sorvete de coco verde (by Sorveteria da Ribeira) e regados com delicada calda de chocolate.
 

* Harmonizado com Vino Santo – Sangiovese, Itália, 2001

Em suma uma tarde absolutamente repleta de bom gosto e a inequívoca decisão de realizar o II Festival Gastronômico ’OFF’ em 2010.
Até lá !!!

P.S. Se você gostou das receitas sinta-se inteiramente à vontade para copia-las (ou criar novas) e reunir seus amigos em torno de uma mesa. Faça o seu Festival Gastronômico e comemore bastante. Tenho a convicção que todos vocês merecem isso (e, se possível, não esqueça de me convidar).


* Fernando não é escritor, ‘chef’ ou crítico gastronômico. Acredita, porém que é bacana desfrutar a vida, partilhar experiências e perpetuar boas amizades  


Fotos: Carlos Campos.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recomendação do dia.

Você está a fim de comida italiana, e ainda não decidiu onde ir? Recomendo o Nello's. Muito bom! Tem uma carta de vinhos honesta. Sou fã incondicional.



quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Pelo bem dos motociclistas.




Pelo bem dos motociclistas:

-> Condicione-se a enxergar motos, e não apenas carros.

-> Olhe (no mínimo) 2 vezes.

Humor e UNIBAN.

Você viu Hitler aborrecido com o pessoal da UNIBAN ? Tenha visto ou não, sugiro que você clique aqui.

Piada do dia

Deus criou o mundo em 7 dias. No sétimo dedicou-se a ouvir as reclamações. A primeira a apresentar protestos foi a girafa:

- Porra, Deus! Que sacanagem é esta? Este meu pescoço enorme é ridículo!
- Calma, dona Girafa! Tudo foi muito bem pensado... com esse pescoço comprido, além de a senhora poder comer as folhas mais tenras do alto das árvores, vai poder perceber a aproximação do inimigo antes dos outros animais, e assim se defender.

A girafa ouviu as explicações e ficou convencida de que Deus, afinal, tivera uma boa idéia.

Logo depois entrou o elefante, injuriado:
- Puta merda, Deus! Eu sou enorme de gordo e tenho esta tromba toda na minha cara. Isto é sacanagem!
Deus, pacientemente, explicou:
- Com esse tamanho todo, nem o Leão, que é o rei da selva, terá coragem de te enfrentar e,
além do mais, graças a essa tromba, você é o único animal que pode tomar banho de chuveirinho.

O elefante ponderou e chegou à conclusão que Deus tinha razão.

O terceiro bicho da fila era a galinha, que já entrou metendo o pé na porta:
- Nem vem com explicações! Ou aumenta o cu, ou diminui o ovo!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vôos regulares no Brasil.

Para obter informações a respeito de mais de 120 cidades brasileiras servidas por vôos regulares, clique aqui.

O site tem alguns dados a respeito de cada cidade, cidades próximas, fuso horário, dados dos aeroportos, empresas de vôos regulares, distância aérea de outras cidades, principais destinos, serviços ao turista.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Esposas.





Onde está Lindinho?

Na próxima quinta-feira, dia 19, às 22h00, estréia o quadro "Onde está Lindinho?" no programa Soterópolis, na TVE. Não perca! Se você conhece Zenildo Miranda, prestigie o cara. Se ainda não conhece, aproveite a oportunidade.

Caso você não possa ver o programa na quinta, assista a reprise sexta às 18h00 e/ou domingo às 18h00.

Superbanana?

García Márquez e Vargas Llosa foram muito amigos. A amizade acabou em 1976, e creio que eles ainda são inimigos.

Todas as vezes que alguém me diz que
Caetano declarou alguma coisa, lembro de uma passagem que envolve aqueles dois escritores. Consta que um deles teria dito, referindo-se ao outro, algo como "Certas pessoas, é melhor lê-las do que conhecê-las", ou então "Certos escritores, é melhor lê-los do que conhecê-los".


Só dou ouvidos a Caetano quando ele está cantando. Atualmente, pouco. Cada vez menos.

Um sonho.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Poema em S

Somos sós e somente não mais seremos
Se soubermos certamente
Que nossos semelhantes sentem
As mesmas sensações que nós

Poemeto Lugar Comum de Mesa de Bar

Sou daqueles que
Às certezas do mundo são
Preferem as dúbias alegrias
Do puro sem gelo com limão

Jogo da forca.

Se você não quiser notar a passagem do tempo, clique aqui.

domingo, 8 de novembro de 2009

Citação do dia.

"
(...)
O que está em funcionamento é a gestão da insegurança como um sentimento para agregar as pessoas em torno de um poder que gerencia a segurança.
(...)
Criamos um sentimento de que vivemos na insegurança e precisamos de gestores de segurança. Isso cria uma legitimação de decisões autoritárias que podem se estender a praticamente tudo.
(...)
A segurança vira um sentimento de perigo onipresente, extrapolando a idéia da proteção das 'pessoas de bem' contra os maus de qualquer tipo.
(...)
"

- Jacques Rancière, em entrevista à revista CULT número 139.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mídia chuvosa.

Hoje vi algo que Jan postou, fui parar em http://www.mediacloud.org/ , e ali fiz um experimento. Configurei a pesquisa como Top 10 Term Pivot com os veículos New York Times, BBC e CNN, para 3 diferentes termos:


1) para o termo "Obama" => ver resultados;


2) para o termo "Michael Jackson" => ver resultados;


3) para o termo "Lula" => ver resultados. Ali constava (na manhã de 5 de novembro de 2009):







"

(No results for source 1. The available terms that you can currently search for are focused on prominent people, places, and events. This will broaden considerably in the future.)

(No results for source 2. The available terms that you can currently search for are focused on prominent people, places, and events. This will broaden considerably in the future.)

(No results for source 3. The available terms that you can currently search for are focused on prominent people, places, and events. This will broaden considerably in the future.)
"

A tradução é mais ou menos a seguinte:

"
Não há resultados para a fonte n. Os termos que você pode pesquisar no momento estão focados em pessoas eminentes, lugares e eventos. Isso irá ampliar-se consideravelmente no futuro.
"




No comments.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O fim da canção?

Você conhece estas 3 canções? Gosta delas? Costuma ouví-las? Onde?








É o fim da canção? Perguntam e respondem:
- Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski
Sonekka.


domingo, 1 de novembro de 2009

Confraternity of the Faithless.

A religião não me ajuda. A fé que outros dão ao que é invisível, eu dou ao que se pode tocar, e olhar. Meus Deuses habitam em templos feitos por mãos, e dentro do círculo da experiência real meu credo se faz perfeito e completo: demasiado completo, pode ser, pois como muitos ou todos aqueles que colocaram o seu céu nesta terra, encontrei nela não meramente a beleza do céu, mas o horror do inferno também. Quando eu penso sobre religião, sinto que gostaria de fundar uma ordem para aqueles que não podem acreditar: a Confraria dos Incrédulos, poderia se chamar, onde num altar, sobre o qual nenhum círio queimasse, um sacerdote, em cujo coração a paz não tivesse lugar, celebraria com pão não abençoado e um cálice vazio de vinho. Qualquer coisa para ser verdadeira tem de se tornar uma religião. E agnosticismo deve ter o seu ritual não menos do que a fé. Ele semeou seus mártires, deve colher os seus santos, e louvar a Deus diariamente por ter Se escondido do homem. Mas, quer seja fé ou agnosticismo, não pode ser nada externo a mim. Seus símbolos tem ser de minha própria criação. Apenas o que é espiritual que faz a sua própria forma. Se eu não puder encontrar o seu segredo dentro de mim, eu nunca o encontrarei: se eu não já o tiver, nunca virá a mim.

Oscar Wilde (De Profundis)