Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

De volta àquela fábula.

Um escorpião estava à margem de um rio. Chovia muito, o nível das águas subia perigosamente. O escorpião pensou que estaria mais seguro na margem oposta.


Um sapo estava por perto. O escorpião pediu ao sapo que o levasse até a outra margem. O sapo recusou-se, pois temia ser picado. Após alguma conversa, o escorpião convenceu o sapo a transportá-lo em suas costas, dizendo que caso o picasse, ele próprio morreria afogado.


Iniciaram a travessia. Quando estavam a meio, o escorpião cravou o ferrão no sapo. Sentindo o veneno já circulando, o sapo disse:


"– Nós dois vamos morrer! Porque você fez isto?!?"


O escorpião respondeu:


"– É a minha natureza."



Esta fábula é bem conhecida na internet. Revisito-a porque há dias li um post onde o cara afirmava que a natureza do escorpião é "traiçoeira". Fui comentar isto com alguém, e a pessoa então me disse que o escorpião era "mau"!


Eu não acho que o escorpião seja mau ou traiçoeiro, e não creio que o autor da fábula tenha pretendido fazer qualquer juízo de valor a respeito da natureza do escorpião.


Um amigo filósofo (de bar) disse:


"
A natureza não é má nem boa, ela É.
"


Concordo.

2 comentários:

  1. Seu filósofo de bar não foi muito original; pois foi Nietzsche o verdadeiro filósofo que disse isso, em outras palavras (alemãs).

    ResponderExcluir
  2. Filósofos frequentemente recorrem a outros.

    ResponderExcluir

Solte o verbo!