Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Temperança

Gosto do idioma brasileiro, mais do que do português. As sutilezas me encantam, acho os sotaques interessantíssimos, adoro as expressões idiomáticas, tenho nojo do gerundismo, abomino linguagem empolada. E gosto de palavras. Tenho predileção por algumas, às vezes enjôo de umas quantas (não aguento mais ouvir a palavra diferencial), me agrada o som de umas, a grafia de outras. Uma amiga de quem gosto muito gosta de palavras com muitos "A"s.


Eu tenho simpatia por palavras que são pouco utilizadas, e às vezes chego a ficar contente quando esbarro com uma delas. Hoje lembrei de temperança, palavra que eu associava às idéias de comedimento e moderação. Um dicionário traz "sf (lat temperantia) 1 Poder ou virtude pela qual o homem pode refrear os apetites desordenados. 2 Sobriedade no comer e no beber. 3 Economia, parcimônia. 4 Modéstia.". Um outro fala em "1. Hábito de moderar os apetites sensuais, os desejos, as paixões. 2. Sobriedade no comer e no beber. 3. Comedimento, moderação. 4. Economia; parcimónia; modéstia."


O idioma inglês tem o substantivo temperance, com o mesmo sentido, e em países de idioma inglês aparece o prenome Temperance. Os estadunidenses costumam testar o conhecimento de uma palavra usando-a imediatamente numa frase. De forma semelhante, fiquei ávido por utilizar temperança em uma frase qualquer, mais ou menos como uma criança que tem nas mãos um brinquedo novo.

A primeira frase que me ocorreu foi "Interomper o seu interlocutor indica falta de temperança". Eu não sei se procede, mas é significativo que a frase tenha vindo parar na minha cabeça. Eu acho péssimo quando uma pessoa interrompe outra, eu broxo quando alguém me interrompe, eu...
- Você prefere a azul ou a verde?

- O que?!?

- A azul ou a verde?

- A azul.

- Você sabe do que eu tô falando?

- Por favor, depois a gente conversa, eu estou escrevendo...

Sabe ou não sabe?

- Não.

- Você respondeu só pra se livrar, foi?

- Eu estou escrevendo...

- Que falta de respeito!

- Qual é a falta de respeito?

- Dar uma resposta qualquer, só pra se livrar.

- Não é falta de respeito, é pragmatismo - diria um amigo meu...

- Pragmatismo sua bunda! É falta de respeito, e de consideração!

- E interromper os outros, é falta de que?

- Eu não sabia que você estava tão ocupado!

- ...

- ...





Voltei. Onde é que eu estava? Temperança. Esqueça.




Um comentário:

  1. MUITO BOM!!!!!!!!!!! Que crônica bem amarrada! E gostei da técnica dos hyperlinks para esclarecer os temas.

    ResponderExcluir

Solte o verbo!