Eu tenho simpatia por palavras que são pouco utilizadas, e às vezes chego a ficar contente quando esbarro com uma delas. Hoje lembrei de temperança, palavra que eu associava às idéias de comedimento e moderação. Um dicionário traz "sf (lat temperantia) 1 Poder ou virtude pela qual o homem pode refrear os apetites desordenados. 2 Sobriedade no comer e no beber. 3 Economia, parcimônia. 4 Modéstia.". Um outro fala em "1. Hábito de moderar os apetites sensuais, os desejos, as paixões. 2. Sobriedade no comer e no beber. 3. Comedimento, moderação. 4. Economia; parcimónia; modéstia."
O idioma inglês tem o substantivo temperance, com o mesmo sentido, e em países de idioma inglês aparece o prenome Temperance. Os estadunidenses costumam testar o conhecimento de uma palavra usando-a imediatamente numa frase. De forma semelhante, fiquei ávido por utilizar temperança em uma frase qualquer, mais ou menos como uma criança que tem nas mãos um brinquedo novo.
A primeira frase que me ocorreu foi "Interomper o seu interlocutor indica falta de temperança". Eu não sei se procede, mas é significativo que a frase tenha vindo parar na minha cabeça. Eu acho péssimo quando uma pessoa interrompe outra, eu broxo quando alguém me interrompe, eu...
- Você prefere a azul ou a verde?
- O que?!?
- A azul ou a verde?
- A azul.
- Você sabe do que eu tô falando?
- Por favor, depois a gente conversa, eu estou escrevendo...
- Sabe ou não sabe?
- Não.
- Você respondeu só pra se livrar, foi?
- Eu estou escrevendo...
- Que falta de respeito!
- Qual é a falta de respeito?
- Dar uma resposta qualquer, só pra se livrar.
- Não é falta de respeito, é pragmatismo - diria um amigo meu...
- Pragmatismo sua bunda! É falta de respeito, e de consideração!
- E interromper os outros, é falta de que?
- Eu não sabia que você estava tão ocupado!
- ...
- ...
Voltei. Onde é que eu estava? Temperança. Esqueça.
MUITO BOM!!!!!!!!!!! Que crônica bem amarrada! E gostei da técnica dos hyperlinks para esclarecer os temas.
ResponderExcluir