Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Fé em Papai Noel.

A minha definição de "fé": configuração mental que faz com que um indivíduo aceite alegações questionáveis como sendo indubitavelmente verdadeiras, sem que existam provas ou evidências conclusivas.

Quando se trata da forma de encarar a vida, há apenas 2 grupos de pessoas: as que têm fé, e as que não têm.

Considero que viver é uma tarefa mais fácil para quem tem fé. É dificil assumir total responsabilidade pelo próprio destino, é duro encarar certas realidades, é raro encontrar sentido para a existência. Há confortos e facilidades disponíveis apenas para quem tem fé.

"Alguém que tem fé não questiona as raízes desta fé, porque sabe que se a submetesse ao exame crítico do seu intelecto, acabaria sem fé. A mesma coisa pode ser dita a respeito de qualquer sentimento. Você pode analisar qualquer sentimento até o fim, mas ao fazê-lo, você acaba sem o sentimento e com uma vida sem sentido."

Se é mais fácil viver com fé, por que não fazê-lo? Penso que não é possível optar por ter fé, ou decidir ter fé. Ou se é capaz de tê-la, ou não se é.

Você acredita em Papai Noel, ou no Coelho da Páscoa? Eu te desafio a realmente acreditar. Você não consegue, não é? Por que?!? O que mudou desde que você tinha 4 anos de idade?

Na minha opinião, a capacidade de ter fé tem a ver com quantidades e qualidades de conhecimento, experiência, e carência.

Para quem não tem fé, aceitar certas alegações é como acreditar em Papai Noel...

"Se você tem uma crença, estatisticamente é muitíssimo provável que seja a mesma crença que seus pais e avós tinham. Sem dúvida que catedrais imponentes, música inspiradora, estórias comoventes e fábulas ajudam um pouco. Mas, de longe, a variável mais importante na definição da sua crença é a circunstância acidental do nascimento. As convicções nas quais você acredita tão passionalmente seriam outras, completamente diferentes, e predominantemente opostas, se por acaso você tivesse nascido numa situação diferente."



3 comentários:

  1. Texto perfeito.

    Eu também, quanto menos jovem eu fico, mais eu percebo como invejo os en-fé-zados. Unamuno propunha que melhor que buscar a verdade inatingível é ser feliz. Não duvido, e adoraria acreditar em "algo mais", mas não consigo. Deve ter sido muito calcigenol na infância ou aquela falta de oxigênio quando nasci, sei lá...Quiçá falta de imaginação.

    ResponderExcluir

  2. What does a fish know about the water in which it swims all its life?

    ResponderExcluir

Solte o verbo!