Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Festim no Forte.

* Fernando Braga, Jr.

Quando existe a oportunidade de partilhar comida em torno da mesa é uma festa, em todos os sentidos. Se ao redor da mesa temos ainda a oportunidade adicional de celebrar boas amizades é um festim !

Talvez o tradutor de “Babettes gæstebud” não tenha sido 100% feliz com o título ”A festa de Babete”, creio que o mais apropriado seria ”O festim de Babete”.

Digo isso pois se de um lado ”festa” é sinônimo de comemoração, de outro ”festim” tem um sentido mais amplo e pode ser traduzido por  banquete, abundância, deleite e até por receber com suntuosidade...

A idéia partiu de Ana Paula, que, ao tempo em que ofereceu sua casa, propôs a realização do I Festival Gastronômico ’OFF’ da Praia do Forte, afinal – disse ela – se temos em nossa tuma alguns ’aprendizes de feiticeiro’ a.k.a. ’chefs de cozinha experimental’ por que não tirarmos proveito e realizarmos uma versão mais intimista do já famoso ’Tempero no Forte’ ?

Foi essa a experiência que eu e mais dez privilegiados tivemos no último domingo e para dividir um pouco do que vivemos (e as receitas que provamos) fiz um pequeno resumo do cardápio que encontra-se a seguir.

O banquete

Antes de dar início à descrição propriamente dita, cabe registrar um agradecimento especial a Cha e João – que se prontifiram a comprar os vinhos que acompanharam os pratos – e a Ana Paula, Ana Lúcia e Lucy – que acordaram cedo e trabalharam para nos presentear com uma mesa lindamente decorada, como na foto abaixo. :



Se, decididamente, não esperávamos tamanho requinte em um ambiente informal, como é o de Praia do Forte, ficamos literalmente boqueabertos quando foi servida a primeira entrada. Berta nos brindou com sua ’Causa Rellena’  – uma autêntica receita peruana à base de batatas amassadas e temperadas  com sal, limão, azeite vegetal e misturadas com aji. 
Posteriormente a massa deve ser colocada em uma forma pequena (untada com óleo) e pincelada com maionese, e em seguida uma camada de fatias de abacate com rodelas de ovo, de tomate e sal. Coloque uma outra camada de batata untada com maionese seguida de fatias de abacate, presunto, maionese e azeite e, por fim, uma última camada de batata, decorada com alface, azeitonas e queijo branco.
Você pode ver o resultado na foto abaixo :


* Harmonizado com Cava Cordoniu, Espanha


Em seguida, tomei as rédeas da cozinha para apresentar algo leve e bastante simples, uma bruschetta de frutos do mar, com duas opções, montadas sobre pão italiano, a saber : a) haddock defumado, siri e queijo brie – amparado em um molho de soja com páprica ; b) salmão, polvo e muzzarela de búfala – pincelado com de molho de soja e noz moscada. Ambos servidos com tomate fatiado e manjericão regados ao azeite.




* Harmonizado com Las Perdices – Sauvignon Blanc, Chile, 2007


O banquete então teve prosseguimento com o Almir – este sim um verdadeiro ’chef’ – que seduziu nosso paladar com um primeiro prato intitulado ’Funghi al Cartochio’ – diga-se de passagem, receita finalista do concurso da TAM, – um conjugado de aromas e sabores tendo como base presunto cru e cogumelos, azeite extra virgem e vinho branco tudo coberto com manjerona, sálvia, alecrim e tomilho, além de pimenta e sal, e que foi servido ’empacotado’ em uma folha de papel manteiga (daí ’al cartochio’), após ser assado por apenas vinte minutos.



* Harmonizado com Las Perdices – Sauvignon Blanc, Chile, 2007



Se o Funghi já havia nos seduzido o que dizer do prato principal ?

Almir concluiu sua participação de maneira brilhante com um ”Porco ao zimbro, aliche e funghi porcini”... A receita é desossar a carne e corta-la em bifes finos (mais ou menos 5 cm de espessura) ; os bagos de zimbro devem estar devidamente esmagados. Usar uma panela onde caibam todos os bifes que devem ser colocados no azeite de oliva até ficarem dourados. Após isto, retirar da panela, colocar o alho, a cebola e os doura-los também. Em seguida, devolver os bifes à panela, acrescentar o zimbro, o aliche, o funghi porcini desidratado e água. Ao longo do processo colocar sempre pimenta branca (moída na hora) e sal a gosto. Adicionar também um bom vinho branco. Mexer tudo uma duas vezes para a mistura fique uniforme. Deixar cozinhar por uma hora e meia até a carne ficar macia. Reservar tudo e, por fim, antes de ser servido levar ao forno por cerca de 30 minutos. Pode ser servido com arroz coberto com lascas de queijo de cabra e aspargos ao vapor, como visto abaixo :



* Harmonizado com Santa Digna – Cabernet Sauvignon, Chile, 2004

Para finalizar o festim – como se ainda houvesse espaço para alguma coisa – Liou chegou para provar que todos nós temos a gula como pecado capital e nos trouxe o seu ‘Quinteto’, uma sobremesa composta de discos folhados, cobertos com doce de tapioca, cubinhos de morango e lâminas de amêndoas torradas, servidos com sorvete de coco verde (by Sorveteria da Ribeira) e regados com delicada calda de chocolate.
 

* Harmonizado com Vino Santo – Sangiovese, Itália, 2001

Em suma uma tarde absolutamente repleta de bom gosto e a inequívoca decisão de realizar o II Festival Gastronômico ’OFF’ em 2010.
Até lá !!!

P.S. Se você gostou das receitas sinta-se inteiramente à vontade para copia-las (ou criar novas) e reunir seus amigos em torno de uma mesa. Faça o seu Festival Gastronômico e comemore bastante. Tenho a convicção que todos vocês merecem isso (e, se possível, não esqueça de me convidar).


* Fernando não é escritor, ‘chef’ ou crítico gastronômico. Acredita, porém que é bacana desfrutar a vida, partilhar experiências e perpetuar boas amizades  


Fotos: Carlos Campos.

2 comentários:

Solte o verbo!