Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Bungee jump.

Eu não sei quando foi que ouvi falar em bungee jump pela primeira vez, mas imediatamente deve ter me dado vontade de experimentar.


Em agosto de 1995, estava eu em Genève, festa da cidade no Lac Le Man, bungee jump já era um desejo antigo, decidi saltar, entrei numa longa fila. À medida que a fila andava, eu ia racionalizando: "... eu estou na Suiça, aqui é um dos lugares mais seguros do mundo pra eu fazer isto, com certeza infinitamente mais seguro do que Portugal ou Brasil, aqui os responsaveis devem ter verificado tudo dezenas de vezes, os materiais e equipamentos devem ser da melhor qualidade possível, o salto é sobre a água, ...". Angela me apoiava, sem demonstrar grande entusiasmo pela ideia. Nao sei quanto tempo levamos na fila, na minha memoria parece que foi muito. Eu ia vendo saltos bem-sucedidos, mas ia ficando com medo. De vez em quando alguem chegava até a água, saia molhado e feliz. Quando restavam 2 ou 3 pessoas na minha frente, eu desisti.


Lisboa, 2000, um sabado ou domingo à tarde, sol, céu sem nuvens, um dia lindo. Alcântara, junto ao Tejo, "feira de desportos radicais". Ricardo, Susana, Arildo e eu. Nao lembro como fomos parar lá. Nao sei se fomos a propósito, ou se estavamos passando, vimos a grua, e decidimos parar. Lembro que participamos de uma espécie de corrida "contra-relógio" de bicicleta, creio que o premio era o direito de fazer bungee jump, ou então um substancial desconto no salto. Tudo está muito vago na minha memoria. Lembro que saltamos Arildo, Susana e eu. Lembro da minha apreensão enquanto a "gaiola" subia, lembro do medo nos momentos que antecederam o salto, mas o que nunca vou esquecer é que quando comecei a cair, algo dentro da minha cabeça berrou: "- VOCÊ É LOUCO?!? O QUE VOCE TA FAZENDO?!? TA QUERENDO MORRER?!?". Este grito interno veio como uma espécie de descarga elétrica, um alarme de sobrevivência. Nao sei se acontece com todo mundo no primeiro salto, gostaria de saber. A queda foi rapida, a emoção foi enorme, quando o elastico começou a atuar e eu pensei que talvez não fosse morrer, o alívio foi grande. Quando o elastico me puxou pra cima, foi maravilhoso! Eu cheguei ao topo, foi sensacional: parado no ar, aquele visual, sabendo que teria aquela sensação gostosa novamente, mas daquela vez seria brincadeira, daria tudo certo. Bom demais! Eu podia aproveitar, fazer palhaçada, gritar por diversão, o que ocorresse. Eu tenho 5 fotos (cópias) que registram o salto. Vou digitalizá-las, e postá-las aqui. Por sinal eu não gosto muito de como estou numa delas, estou fazendo uma pose de super-heroi, coisas de quem eu era naquela epoca...


Há aproximadamente 2 semanas estava eu passando por Ondina e vi uns banners divulgando um evento de esportes radicais. "Será que vai ter bungee jump?" Anotei o nome do evento, chegando em casa fui pro Google. Encontrei alguns conteúdos a respeito, vi que vai ter. "Ôba! Vou pular!!!" Comecei a esperar pelo evento, sem maiores dúvidas...


No passado dia 28 recebi um e-mail do meu amigo Pedro, cujo conteúdo era um video - provavelmente feito com um celular - de um salto realizado de uma ponte em Araguari. O video registra o acidente que resultou na morte de uma garota.


O Indoor Games começa no próximo dia 10, e a minha coragem está em baixa.







Um comentário:

Solte o verbo!