Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Memória e verdade

O Museu da Memória abriu suas portas em Santiago e destaca as histórias das vítimas da ditadura militar chilena. Em um cartaz, logo na entrada, o museu lembra que "mais de trinta países realizaram Comissões da Verdade" para apurar violações dos direitos humanos. O Brasil ficou de fora.

O governo brasileiro tem enfrentado problemas quanto ao Eixo Orientador VI do Programa Nacional de Direitos Humanos, que propõe medidas sobre o “Direito à Memória e à Verdade” em relação ao período militar. O ponto que mais causou tensões foi o que apresenta como objetivo estratégico “promover a apuração e o esclarecimento público das violações de Direitos Humanos praticadas no contexto da repressão política ocorrida no Brasil” durante o regime que vigorou entre 1964 e 1985.



A solução foi propor a criação de um grupo de trabalho para elaborar um projeto de lei que institua uma Comissão Nacional da Verdade, que teria a tarefa de examinar abusos cometidos durante o regime militarA criação desta comissão também teria de ser aprovada pelo Congresso Nacional.


Lama à vista!


Penso que não há muito o que discutir a respeito de criar uma "comissão da verdade". Ou há? Para saber o que o cineasta Silvio Tendler pensa a respeito, clique aqui.


Agradecimentos a Cleonice e Ronaldo.

Um comentário:

  1. O problema é a expressão: "no contexto da repressão política". Se deixar assim as comissões só apurarão as verdades de um dos lados

    ResponderExcluir

Solte o verbo!