Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

sábado, 2 de janeiro de 2010

Virilidade

Sou eternamente encantado com os significados, sempre múltiplos, das palavras. Gosto especialmente de identificar semelhanças e diferenças nos significados das palavras nos idiomas francês, italiano, espanhol e português. Este exercício sempre foi, além de fonte de prazer, uma forma de aumentar minha compreensão do mundo, já que acredito que a linguagem molda o pensamento, e quanto mais amplo o vocabulário, com mais clareza se pensa e se entende o mundo. Veja que interessante uma das acepções do significado de "viril", segundo o Zingarelli:

Virile [latino virile, de viri ‘uomo’]
Che è proprio della o si addice alla persona forte, equilibrata e sicura di sé, consapevole del proprio ruolo e dei propri doveri e conscia delle proprie responsabilità.

(O que é próprio de ou é relacionado a pessoa forte, equilibrada e segura de si, conhecedora do seu próprio papel e dos próprios deveres, e consciente das suas próprias responsabilidades.)

Obviamente isto dá espaço a várias discussões, especialmente mulheres que se sentirão indignadas em se identificar com este significado, e ao mesmo tempo lembrar-se-ão de parceiros que nunca o cumpriram. Bem, só posso dizer a elas que escolham homens de verdade na próxima oportunidade.

Um comentário:

Solte o verbo!