Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

domingo, 7 de outubro de 2007

Da modéstia

Nunca pude compreender como a modéstia é considerada uma virtude, especialmente quando falamos em qualidades pessoais como inteligência, cultura ou sofisticação. Esconder nossos méritos para quê? Nietzsche diria que esta é uma falsa virtude, mais uma patifaria do cristianismo, esta religião de escravos que condena tudo que estimula a vontade e a força da vida, e que acha que a felicidade só existe depois da morte (tem um diálogo delicioso em "Ensaio de um crime" de Buñuel em que um homem pergunta a uma freira se ela acha que só será feliz no céu, e diante da resposta afirmativa, se oferece para matá-la. Engraçado que ela não aceita a oferta...). Diante das outras virtudes cristãs, esta sem dúvida é a mais desrespeitada, já que passamos o tempo todo exagerando nossas qualidades, mas sempre de maneira discreta, é claro, para não parecermos imodestos. Bem, depois de muitos anos de inquietude, finalmente descobri a resposta da pergunta "esconder nossos méritos para quê?"; e veja você, em um livro de filosofia. Aí vai:

"O que é, com efeito, a modéstia, senão uma fingida humildade, pela qual, no seio deste mundo infectado pela mais detestável inveja, se pedem desculpas pelas vantagens e pelos méritos a pessoas que são desprovidas de ambos? Porque, aquele que não se atribui nem vantagens nem méritos, pela simples razão de que efetivamente não os possui, esse não é de modo nenhum modesto, é só honesto".

Arthur Schopenhauer

4 comentários:

  1. Concordo que o sentimento de culpa gerado pela formação cristã dificulta a convivência com eventuais "superioridades" e gera uma modéstia, normalmente hipócrita. Acho entretanto que é preciso que se distinga méritos de dons. Dos exemplos citados, a cultura e a sofisticação são meritórios ao contrário da inteligência que me parece ser um dom. Acredito que devemos nos orgulhar dos méritos. Quanto aos dons, entendo que devemos agradecer retribuindo à Natureza com a utilização dele em prol do sistema.

    ResponderExcluir
  2. eu sou gostosa !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que temos uma imodesta entre os leitores do bolodorio!!! Isto só contribui para o seu alto nível...

    ResponderExcluir
  4. Complementando:
    Galbraith's First Law: Modesty is a vastly overrated virtue.

    ResponderExcluir

Solte o verbo!