Imagens

Imagens
Clique na imagem acima pra saber mais

terça-feira, 19 de maio de 2009

Mitos Baianos.

A imagem que a Bahia cultiva de si mesma - e passa para todo o Brasil - é, em boa parte, um mito. Em resumo, é o seguinte. Numa terra plena de sol, um povo manso e preguiçoso, viveria sempre relaxadamente. E esse mito está tão enraizado, em termos sociais e culturais, que os próprios baianos acreditam nele - piamente -, apesar de todas as evidências que teimam em contrariá-lo. E todo o Brasil embarcou na canoa. Acha que a fantasia é real. Que traduz, fielmente, a realidade baiana. E fim de papo. Mas a verdade é que não é bem assim que as coisas se passam por aqui.

É claro que existem baianos preguiçosos. E não são poucos. O próprio Dorival Caymmi, algo estudadamente, acabou se convertendo em exemplo maior, em arquétipo da preguiça no Brasil. Baiano fala arrastado, cantando, capricha em gestos largos e quase sempre caminha com uma lentidão digna do poder judiciário - e tudo isso contribui para reforçar a imagem do preguiçoso. Mas, bem vistas as coisas, Caymmi não é a regra. Nunca foi.

Baiano também bate ponto. Pega pesado no batente. Trabalha duro. Vira noite no serviço. E produz muito. Quem achar que estou mentindo, que se disponha a passar um dia no Pólo Petroquímico, em Camaçari, para conferir com seus próprios olhos. A barra não é nada leve. Na área da construção, de resto, os baianos ostentam um recorde: ergueram em apenas 15 dias o prédio da Prefeitura de Salvador - façanha que, na época, rendeu matéria no "Fantástico".

E não estou me referindo, aqui, apenas a operários. Encontramos baianos trabalhadores, e mesmo "workahoolics", em todas as classes e grupos sociais. Em meio a políticos, empresários, jornalistas, professores (das faculdades particulares, ao menos, onde os coitados são submetidos a duríssimas rotinas, a que os salários não fazem jus), publicitários, etc. O pique de trabalho de alguns baianos que conheço, aliás, deixam exaustos e até sem fôlego os próprios paulistas, que posam de incansáveis.

Quanto ao célebre estilo "relax" dos baianos, trata-se de fenômeno relativamente verdadeiro. Mas, também, relativamente falso. E corre o risco de passar a pertencer, apenas e definitivamente, ao passado. Para dar um exemplo, a pressa, o nervosismo, a disputa ferrenha, a irritação e a agressividade tomaram conta do trânsito também na Bahia, estado que concentra o maior número de barbeiros por metro quadrado, em todo o País.

Em vez do famoso relax, o que se vê é o mais legítimo estresse. Mas mesmo fora do exemplo extremo do trânsito, devo dizer que, diante de certas cenas que presencio, é o caso de perguntar se ainda sobrevivem - a não ser em meio a gerações mais velhas - os "ritos de gentileza do povo baiano", de que falava, décadas atrás, o romancista Jorge Amado.

Por fim, a fantasia solar. Não é raro alguém me telefonar de um ponto qualquer do País - de São Paulo ou do Paraná, por exemplo, e começar a conversa com a pergunta: "Como está a Bahia?". Quando, em meio à resposta, me queixo do excesso das chuvas, a pessoa parece, também ela, cair do céu, perplexa: "Como? Chovendo na Bahia?!?". Pois é, chovendo - e chovendo muito.

Não é que a Bahia não seja uma terra solar. Faz muito sol por aqui. Mas, regra geral, durante poucos meses, em meio às rápidas e claras chuvas de verão. O padrão é mais ou menos o seguinte. Em março, começam as chuvas incessantes. E vão cobrindo os meses, com ruas alagadas e desabamentos de casas. Entre setembro/outubro, a transição. Mas sol - sol, mesmo -, batendo firme e claro, só de novembro a fevereiro. Em março, recomeçam os aguaceiros. Uns míseros três meses de sol, portanto - o que explica que sejam tão raros carros conversíveis, cabriolés, na Bahia.

Na verdade, Salvador é uma cidade de altíssimos índices pluviométricos. Mas os próprios baianos parecem não perceber isso. A fantasia solar se sobrepôs ao real. E assim vão todos vivendo. Chova ou faça sol.


(Antonio Risério - poeta e antropólogo)

4 comentários:

  1. Pensei em postar um comentário aqui, mas deu preguiça...

    ResponderExcluir
  2. Dizem que baiano tem pressa no trânsito para chegar logo em casa para ficar mais tempo sem fazer nada...

    ResponderExcluir
  3. criticar baiano todo mundo sabe vou dizer uma coisa baino é trabalhador que se esforça para ter o que quer ñ é ladrão e nem filho da papai ñ e tb ñ é vcs que so presta para comer bagaceira e ficar gordo perto de dar infarto kkkkkkkkkkkkkkkkk.eu sou baiana aretada

    ResponderExcluir

Solte o verbo!